Se você ainda não conhece a maior floresta do mundo, que por acaso fica aqui mesmo no Brasil, agora é a hora!

Conhecer a NOSSA floresta, além der ser uma experiência enriquecedora e educacional, é absolutamente necessário para se entender o porque devemos protegê-la. Já falamos por aqui os motivos de se proteger a Amazônia, clique AQUI para ler o post.

Já existem muitos hotéis de selva na Amazônia, mas o Descoleco escolheu os 3 mais sustentáveis, premiados e ecológicos, que prezam pela interação com a natureza, mas com seu devido respeito. Não apoiamos lugares que exploram animais para selfies, nem qualquer outro tipo de exploração animal para entretenimento humano. Dito isso, vamos às nossas escolhas!

 

1- Anavilhanas Jungle Lodge

O hotel fica a 180km de Manaus, mas nem por isso perde em sua experiência de selva. Situado no famoso parque ecológico de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo com cerca de 400 ilhas, às margens do Rio Negro.

O Lodge oferece pacotes de 3 a 6 noites e tem uma programação incrível já incluída, que inclui trilhas na mata, canoagem pelos igarapés, focagem noturna a procura de animais, visita a comunidade local de ribeirinhos, entre muitas outras. A alimentação também já esta incluída e é toda feita no local, com várias opções vegetarianas e veganas.

Os hóspedes podem escolher entre bangalôs e chalés, todos super integrados a natureza e com todo conforto.

O Anavilhanas é um ótimo lugar para famílias, com programação diversificada para todos os gostos.

 

Sustentabilidade

  • O hotel treina e emprega pessoas da região, que na maioria das vezes trabalhavam anteriormente com exploração ou trabalhos informais.
  • Foram preservadas rigorosamente as áreas de APP.

 

  • Tem um sistema de tratamento de esgoto próprio e nada é descartado nos rios.
  • Os guias são treinados a não intervir na vida silvestre.
  • Há uma forte parceria com a comunidade local, apoiando
    projetos sociais como programas de formação profissional
    e programas educacionais em conjunto com a ONG Fundação
    Almerinda Malaquias, Escola D. Pedro II e ICMBIO.

 

2- Uakari Lodge

Um hotel flutuante no meio de uma das maiores reservas ambientais e sustentáveis do Brasil, a Mamirauá, que tem no currículo vários prêmios, inclusive de sustentabilidade.

O hotel fica perto de Tefé, cerca de 600km de Manaus, entre os rios Solimões, Japurá e Auati-Paraná.

O maior diferencial do hotel é o fato dos passeios serem acompanhados de pesquisadores e profissionais que explicam as curiosidades da florestas, a vida dos animais e ecosistemas como um todo.

Além disso, a pousada ainda é uma referência mundial em turismo de base comunitária; a gestão é compartilhada entre o Instituto Mamirauá e as 10 comunidades tradicionais que atualmente vivem nos limites da reserva. Os próprios comunitários fazem todo o serviço do hotel, como alimentação, hospedagem, trilhas e navegações.

Eles ainda tem tours específicos com pesquisadores, como o da onça pintada, onde os hospedes poderão fazer parte de uma expedição científica em busca da onça, a fim de monitorar os animais e gerar renda para os projetos.

Sustentabilidade

  • A estrutura do hotel é toda sustentável, a energia é solar, a água da chuva é coletada e armazenada.
  • Possui sistema de tratamento de efluentes.
  • As telhas são ecológicas, feitas à base de plástico reciclado de garrafas pet.
  • A alimentação é toda feita com pratos da região, como frutas, peixes e tapioca, e conta com pratos vegetarianos.
  • A grande maioria dos funcionários é das comunidades ribeirinhas, desde a gerência, passando pelos guias locais, camareiras, cozinheiros, auxiliares e zeladores.

 

3- Cristalino Jungle Lodge

Um dos lodges mais chiques da selva, O Cristalino Lodge fica numa reserva particular (Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN), no Mato Grosso, com 11.399 hectares, uma área 30% maior que a ilha de Manhatann em NY. A reserva possui  uma floresta primária (intocada), lar de uma variedade de habitats naturais.

O hotel conta com diversos programas como a viagem de natureza, que inclui atividades como trilhas, canoagem e subidas na torre de observação, observação de pássaros, fotografias e eventos especiais.

Um dos programas mais legais do hotel é a Escola da Amazônia, que leva alunos das escolas da região para realizar atividades de imersão na floresta com uso de métodos científicos, aulas práticas e teóricas sobre o ecossistema, para que elas conhecem e se interessem pela floresta!

Sustentabilidade

  • O hotel possui aquecimento solar em todas as acomodações
  • Tratam os resíduos através da permacultura
  • Trabalham junto com a Fundação Cristalino, que tem projetos de educação ambiental, conservação da floresta, desenvolvimento humano e pesquisa
  • Reciclam o lixo gerado
  • Usam produtos de limpeza biodegradáveis
  • As frutas, verduras e hortaliças são orgânicas sempre que possíveis

 

A CRISE AMBIENTAL NA AMAZÔNIA É, EM ÚLTIMA ANÁLISE, UMA CRISE DE EDUCAÇÃO E UMA CRISE DE INFORMAÇÃO.

Cristalino Lodge

 

Sem desculpas para não conhecer nossa famosa floresta!