Com o aumento da população mundial a água passa a ser um dos mais valiosos bens da humanidade.

Não é novidade para ninguém a situação da falta de água no país e pra falar a verdade, no mundo. Você sabia que mais de 780 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água potável?

Pode não parecer mas absolutamente tudo que consumimos gasta água…

agua-coraçao

Para ajudar a esclarecer um pouco as coisas o Descoleco listou algumas atitudes fáceis de aplicar no dia a dia a fim de economizar esse nosso bem maior, que é a agua, que possibilita toda a vida na Terra.

Reutilize

Essa é a principal “dica” de economia de água e bem óbvia, porém pouquíssimas pessoas reutilizam a própria água. Um exemplo ótimo é o de guardar a água da máquina de lava-roupas para lavar quintal, banheiro, carro, e até mesmo usar na descarga. É só desconectar o tubo da saída da água da parede e colocá-lo em um balde e voilá: água para reuso! Outra dica de como reutlizar é deixar um balde no banho, para que assim aquela água que você não usa e desce ralo abaixo possa ser usada depois à exemplo do tão falado vídeo que a atriz Bruna Lombardi fez:

 

Economize desgargas

Sim, dê menos descargas. Lógico que vale somente para os xixis, ok? A cada 2 xixis, uma descarga! Assim já será uma economia de 50%!  Outra coisa que não se deve fazer é usar o vaso sanitário como lixo : papel, fio dental e etc não devem ser despejados descarga abaixo e sim no lixo!

Diminua a pressão da água das torneiras e chuveiros

Você pode comprar um dispositivo e instalar na sua casa para diminuir a pressão da água, mas pode também abrir menos a torneira e o chuveiro. Sabemos bem que todo mundo adora aquela quantidade enooorme de água caindo na cabeça…MAS infelizmente os tempos são outros e e é um bem de TODOS e para TODOS. Não é porque você tem agora que não deve economizar para um futuro próximo.

Lave o carro com balde ou à seco

Já é de conhecimento publico que não se deve lavar o quintal e o carro com a mangueira ligada. Desperdício sem sentindo nenhum. Um balde (de preferencia com água de reuso do chuveiro ou da máquina de lavar roupas) serve para lavar o carro todo juntamente com um pano; ou ainda se preferir, lave o carro em um lava- jatos à seco, como o DRYWASH ou DRYCAR, que podem ser encontrados na maioria dos shoppings.

Repense seu consumo 

A primeira regra da sustentabilidade é recuse! Pense  antes de consumir qualquer coisa que seja. Por exemplo: para fazer uma única camiseta, são necessários em torno de 2.500 litros de água e para fazer uma calça jeans mais de 10.000 litros!

Consuma menos carne

Esse tópico polêmico já foi abordado no post “atitudes ecológicas”. Mas resolvemos abordar esse assunto de novo porque o consumo de carne esta diretamente ligado ao alto gasto e poluição da água. A indústria pecuária é uma das maiores consumidoras de água e de recursos do planeta. Ao ficarmos sem consumir carne (bife, frango, peixe, presunto, peru,etc) somente UM DIA POR SEMANA podemos economizar 10.000 litros de água em apenas um mês! Na verdade, nada do que fizermos vai economizar tanta água como parar de consumir alimentos de origem animal. Pratique você também a segunda sem carne, um projeto da ONG PETA junto com o cantor e ex beatle Paul McCartney que procura concientizar as pessoas da importância de se consumir menos animais.

segunda