O desmatamento da maior floresta do mundo já acontece há décadas, mas agora, devido aos últimos incêndios e a abordagem do atual governo, as pessoas parecem estar acordando para um latente e urgente problema.

foto de Araquém Alcantra

 

Realmente o desmate da Amazonia é real. Já se foram 20% de TODA a floresta.

Mas a floresta é enorme, não é mesmo? O que são só 20%?

Pois então, não é bem assim. A Amazônia é um sistema bem complexo e integrado. Pesquisadores afirmam que o “ponto de não retorno” seria em 40% de desmate.

O que isso quer dizer?

Que quando a floresta chegar a ser desmatada em 40% da sua totalidade, ela não conseguira se autosustentar e, com o tempo, vai colapsar, e uma vez que isso acontecer, será sem volta.

Alarmante não?

O maior desmate da floresta é feito para a criação de gado (em torno de 70% a 80% ) tanto para pasto, quanto para alimento dos animais (plantações de soja). Como se isso já não fosse o bastante a industria ainda é uma das maiores poluidoras dos rios, do solo e do ar, com agrotóxicos, pesticidas, hormônios e a própria atividade metabólica dos animais, que por si só, já libera quantidades significativas de CO2 no ar.

 

Trailer do documentário “Sob a pata do Boi” que mostra como os pecuaristas se beneficiam das leis, que são fracas, e como isso esta diretamente ligado ao desmatamento.

 

A floresta é importante não só para o Brasil mas também para o mundo.

Vamos aos fatos:

  • Ela ajuda a manter a temperatura da Terra. Ela controla as emissões de CO2 na atmosfera devido a fotossíntese das plantas e pior, se queimada ela libera uma ENORME quantidade de carbono na atmosfera, o que agrava ainda mais o clima do planeta.

 

  • Ela é responsável por levar grandes quantidades de água para o resto do país, centro-oeste, sudeste e sul com seus “rios voadores”. Se ela for abaixo, as chuvas no nosso pais, e em varias partes do mundo, vão diminuir muito! Isso quer dizer, menos produtividade para o agronegócio, para a agricultura e também menos geração de energia.

 

  • Nossa mata guarda a maior biodiversidade do planeta! Para se ter uma idéia, 1 em cada 10 espécies conhecidas no mundo esta na Amazônia! Tudo esta ligado em um ecossistema perfeito porém altamente dependente entre si. A extinção de espécies (muitas ainda desconhecidas) pode fazer um estrago imenso em toda a cadeia. Por exemplo, áreas com plantações que ficam próximas à matas preservadas, tem uma maior incidência de polinizadores, o que aumenta a produção dos alimentos. Um mundo sem polarizadores certamente será um mundo com menos alimento.

 

  • No Brasil vivem mais de 220 tribos indígenas, e a grande maioria delas vive na Amazônia. (Cerca de 306 mil indivíduos.) Para se ter idéia, somente no nosso país, existem mais de 107 povos isoladas do contato com o homem branco, o maior número do mundo. Não podemos esquecer da incrível riqueza de cultura e conhecimento desses povos, Só para dar alguns exemplos: os Yanomami cultivam 500 plantas para alimentos, medicamentos, construção de casas e outras necessidades. Eles usam 9 espécies de plantas diferentes apenas para veneno de peixe. Os Tucunas conhecem 137 variedades de mandioca. E como se a preservação do primeiro habitante do Brasil por si só não fosse suficiente, segundo estudos científicos as terras indígenas são a mais eficácia barreira contra o desmatamento. 

maloca (tipo de moradia) Ianomâmi – foto Survival Brasil

  • A floresta guarda uma enorme fonte de riquezas em ternos de saúde. Milhares de compostos e plantas medicinais ainda estão escondidos na mata: somente 0,5 % das espécies da flora foram propriamente estudadas. Imaginem só o valor disso para a humanidade?

 

Por que está demorando tanto tempo para acreditar que se ferimos a natureza, ferimos a nós mesmos? Nós não estamos vendo o mundo de fora. Nós não estamos separados disso.’

Davi Kopenawa Yanomami

E quanto a nós? O que podemos EFETIVAMENTE fazer para salvar nossa floresta, nosso bem mais precisoso?

Como já falamos acima nesse artigo, o GRANDE responsável pelo desmatamento da Amazônia, é a PECUÁRIA! Então, nada mais acertado que não consumir os produtos provenientes do desmate, a CARNE!

Quer uma ajudinha para parar de consumir carne? Nós indicamos esses dois documentários incríveis para vocês assistirem e começarem as mudanças hoje mesmo:

  1. Cowspiracy – documentário produzido por ninguém menos que Leonardo Di Caprio que mostra como a industria da carne é a maior culpada pelo desmatamento e também a mais poluidora. (Tem na Netflix)
  2. Terráqueos – o documentario é famosos por tornar as pessoas vegetarianas. Narrado por Joaquim Phoenix e com trilha sonora do Moby, é para abrir os olhos daqueles que ainda não conseguiram fazer a transição. Tem no youtube, AQUI.

 

Somente quando nós, consumidores, deixarmos de consumir a carne brasileira e assim, tiramos literalmente a Amazonia do prato, estaremos fazendo que realmente está diretamente ligado ao motivo do desmatamento.

 


Fontes pesquisadas:

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/bioma_amazonia/porque_amazonia_e_importante/

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/08/22/por-que-a-amazonia-e-vital-para-o-mundo.ghtml

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-povos-indigenas-mais-numerosos-do-brasil/

https://epoca.globo.com/brasil-tem-107-povos-indigenas-isolados-na-amazonia-23271065

https://survivalbrasil.org/povos/indios-brasileiros