Lek Chailert é a porta voz do cruel turismo com animais na Tailândia. Os elefantes, resgatados por ela, vivem soltos em uma comunidade, onde é possível para turistas alimentá-los e conhecer um pouco da vida desses animais tão incríveis, mas nunca montá-los.

Arrancados de suas famílias e vivendo unicamente para dar lucro a seus “donos”, os animais que são explorados pelo turismo são a dor por trás de uma selfie de um turista mal informado.

Essa sessão aqui do blog vai falar sobre viagens, passeios interessantes e ecológicos, e que sejam principalmente DO BEM. Teremos escritores convidados para contar suas experiências pelo mundo afora, e hoje quem escreve é a fundadora do blog, Norah Russo.

.

.

Foi no planejamento da minha viagem de lua de mel pela Tailândia que comecei a me questionar quanto aos passeios que iria fazer por lá. Não queria que minha viagem a Asia fosse mais uma atitude para ajudar os exploradores de animais. Foi então que descobri um lugar muito interessante que mudou minha visão sobre o assunto. A verdade é que muitas vezes os turistas acabam, mesmo que sem saber, financiando práticas que não são boas ou sustentáveis, como o turismo exploratório (que conhecemos bem aqui no Brasil).

Um dos meus destinos na Tailândia, foi a cidade nortenha de Chiang Mai, a segunda maior cidade do país com 700 mil habitantes, mais de 300 templos budistas (os wats) e muito adorável! Considera por muitos a “jóia do Norte”.

chiang mai

Essa introdução sobre a cidade foi só para falar desse passeio fantástico que fiz por lá, o Elephant Nature Park. Trata-se uma espécie de santuário para os elefantes resgatados do turismo exploratório com animais que acontece por TODO o país.

elephantElefantes cobertos por lama no parque

O Elephant Nature Park oferece diferentes tipos de visitas, todas educacionais, e nenhuma com pessoas montadas em elefantes. Eles respeitam os animais e sua inteligência (considerado o quarto animal mais inteligente do planeta) deixando formarem suas próprias famílias e viverem da forma mais parecida possível com a vida na natureza, o que é infelizmente impossível para a maioria dos animais que se encontram nessa situação.

IMG_4430Família se divertindo com bebê no rio

Tudo isso é possível graças a força de uma mulher chamada Lek Chailert que é a idealizadora desse projeto e dona do local. (Para segui-la no facebook clique AQUI.) Ela começou o projeto com 5 elefantes e hoje abriga 37. Lek resolveu “abrir” o parque aos turistas para poder continuar financiando esse refúgio que custa muito. O dinheiro vindo dos ingressos serve para comprar comida, pagar os tratadores, veterinários e também para comprar mais terras para poder abrigar mais animais! Recentemente a organização abriu um refúgio em Surin, outra cidade tailandesa, e no Camboja que tem uma história ainda pior de exploração aos elefantes.

O parque de Chiang Mai ainda abriga cachorros e gatos de rua, búfalos, cavalos e outros animais que acabam por “aparecer” no colo de Lek!

640px-Navann_was_born_at_the_park_Oct_2012Lek acariciando um bebê elefante

IMG_4478Eu dando banho em um dos elefantes do parque (!!)

A minha visita foi de um dia somente (pode-se ficar uma semana) e pude conhecer um pouco sobre o comportamentos dos elefantes e a situação crítica em que eles vivem na Ásia. O intuito do parque é educar o máximo de pessoas, principalmente turistas, a não financiar a crueldade com os elefantes e a nunca ir nesses passeios de “riding” que exploram e maltratam os elefantes. Também me diverti muito dando comida (frutas) e até banho nos elefantes! Para saber como são os programas de visitação e reservar, clique AQUI.

UM dia para NUNCA MAIS se esquecer…..

 

elephant nature park
Elephant Nature Park

1 Ratmakka Road, Phra Sing, Chiang Mai 50200, Thailand

Tel: +66 (0) 53 272855, +66 (0) 53 818932  http://www.elephantnaturepark.org