Uma nova moda está surgindo: comércio justo, causas sociais e sustentabilidade estão sendo levados em conta cada vez mais pelas marcas.

 

Dentro desse novo modelo de negocio de moda, a historia de Blake Mycoskie é pioneira no meio. Pra quem não sabe de quem se trata, Blake é o nome por trás da marca  bem sucedida TOMSshoes for a better tomorrow, que criou o modelo one to one onde a cada par de sapatos vendidos, um outro é doado para uma criança em necessidade.

 

O moço empreendedor lançou um livro, Start something that matters (Comece algo que faça a diferença em português) que é uma base para quem quer começar um negócio inspirador e que ajude pessoas, uma empresa do bem!
O livro de Blake – Start something that Matters

No livro ele conta que tudo começou com uma viagem de ferias à Argentina. Blake ficou comovido com o fato de que muitas crianças não tinham sequer um par de sapatos para vestir. (Realidade que estamos “acostumados” aqui no Brasil). Foi então que surgiu a idéia de um negócio que fosse rentável e que ao mesmo tempo ajudasse o próximo.blake

shoesCrianças recebendo os sapatos doados pela TOMS

A idéia básica de Blake, a fórmula ONE FOR ONE  – um por um –  já foi inclusive expandida para outros artigos dentro da própria empresa. Mycoskie lançou a TOMS eyewear, onde a cada par de óculos vendidos outro é doado a alguma pessoa que não tenha acesso a um oftalmologista. A TOMS proporciona a consulta com um médico, os óculos e até uma cirurgia reparatória quando necessário. Ainda dessa mesma mesma maneira a cada livro (Star something that matters) vendido, outro é doado a uma criança que precise.

Recentemente a empresa lançou a Toms Roasting Co. Coffee, uma empresa de café, onde a cada pacote vendido, uma pessoa recebe 140 litros de agua potável pura. No site ainda podemos ver projetos envolvendo nascimentos seguros para bebês e sobre a prevenção de bullying. (Para saber mais, clique AQUI.) Ele não para!

A idéia, além de incrível e real, esta dando certo. A TOMS vai super bem e já é umas 50 marcas mais conhecidas dos jovens americanos. A marca já doou mais de 1 milhão de sapatos pelo mundo, incluindo países como Argentina, Peru, China, Etiópia, Uganda, África do Sul, Estados Unidos, Guatemala, Ruanda, Haiti…

A TOMS conta também com uma linha de sapatos veganos (sem couro e componentes de origem animal).

É muito gratificante ver uma idéia tão simples com resultados tão concretos. Realmente tem gente fazendo coisas boas por aí, só precisamos olhar para o lado.

blake

“Eu poderia ter pedido doações para amigos e familiares e trabalhado por um ou dois anos, mas o que acontece quando temos algo como o furacão Katrina e os meus doadores precisam apoiar as necessidades das vítimas ou o que acontece quando nos encontramos numa crise econômica difícil?

Não poderia me imaginar indo até as crianças que tinham sido apoiadas e dizer: “Desculpe, sem sapatos este ano.” Nossos esforços não foram alimentados pelo capital de investimento, mas por uma paixão profunda de ajudar essas crianças.”

Para conhecer a marca e saber um pouco mais sobre a historia da TOMS, dos projetos de doação (você pode inclusive participar das doações de sapatos), de possibilidades de empregos, vídeos das crianças recebendo os sapatos e muito mais, visite o site.

http://www.toms.com