Todos achamos que o álcool é um combustível menos poluente que a gasolina, mas será que isso é verdade?

A conta para saber quem polui mais, se é o álcool ou a gasolina, nao é assim nao exata. Em 2009 o IBAMA fez um estudo sobre o tema (Nota Verde) e descobriu que na verdade, na hora da queima dos combustíveis, o dano é muito parecido. Isso se devia, em grande parte pelos veículos FLEX, uma vez que estes estariam mais adaptados à gasolina (fora do Brasil o etanol não é muito utilizado) e funcionariam melhor com ela. Será que ate hoje, tanto tempo depois, esse estudo ainda é válido? E será que esse tal estudo abrangeu todas as questões?

CANA 2

Vamos aos fatos: o estudo de 2009 comprovou que os dois combustíveis liberam gases nocivos ao serem queimados, porém, apesar do álcool liberar mais gases que a gasolina (ele precisa de mais calor para sua queima), os gases no geral são menos nocivos ao ambiente!

ALCOOL

Composição do álcool: hidrogênio, carbono e oxigênio. Também conhecido como etanol ou álcool etílico, este combustível é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar.

Poder calorífico do álcool: 6300 cal/g. Esse número significa que o combustível libera grande quantidade de energia ao ser queimado.

Em relação ao ambiente: o álcool é um combustível ecologicamente correto, não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável. A diferença começa na sua queima, ela emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato do álcool ser derivado da cana-de-açúcar e não do petróleo.

GASOLINA

Composição: combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio).

Produtos da combustão da gasolina:

Dióxido de carbono (CO2): gás perigoso que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.

Monóxido de carbono (CO): formado pela combustão incompleta. Isso ocorre por que não há oxigênio suficiente disponível para reagir rápida e completamente com todo o carbono disponível na gasolina, gerando assim resíduos poluentes.

Todos estes gases, tanto CO2 e CO, se acumulam em nossa atmosfera causando diversos males à nossa saúde. Resta então optar pelo álcool que é menos agressivo neste aspecto.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

 

Também não podemos esquecer de outro beneficio da escolha do álcool: ele vem de uma fonte renovável, do plantio da cana de açúcar e somente esse fato, praticamente neutraliza as emissões de CO2 para a atmosfera.

CICLO

No ano de 2013 o governo aumentou em 5 % (de 20% para 25%) a porcentagem do álcool na gasolina e novos estudos surgiram para comprovarem os benefícios dessa mudança (além do custo, claro).

“…contudo, o maior benefício do uso do etanol é a enorme redução na emissão de gás carbônico (CO2), principal gás responsável pelo Efeito Estufa, que vem impactando o clima em todo o mundo. Em comparação com a gasolina, o etanol possibilita a redução de aproximadamente 90% da emissão de CO2 ao longo do seu ciclo de vida (produção, transporte e uso final). Estimativas da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) indicam que o uso do etanol nos veículos flexíveis, de março de 2003 (quando esses veículos foram lançados no mercado) até março de 2012, evitou a emissão de cerca de 190 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.

Para se conseguir esse mesmo resultado apenas com o plantio de árvores nativas seria necessário o plantio de aproximadamente 1,3 bilhão de árvores, e o resultado demoraria 20 anos para ser atingido (20 anos é o período do crescimento das árvores adotado no estudo, quando a absorção de CO2 pelo processo de fotossíntese é mais intenso). O aumento do teor de etanol na gasolina, de 20% para 25%, melhora o desempenho ambiental do combustível.”

Por Alfred Szwarc
UNICA

A solução ideal não esta nem no álcool e muito menos na gasolina, e sim em veículos elétricos, que já estão sendo fabricados e usados efetivamente na Europa. E, obviamente, no incentivo em transportes públicos limpos, como trens, metrôs e ciclovias.

O Ibama possui um selo que classifica os carros do país com uma nota, a nota verde, de acordo com quanto ele polui, porém o sistema se encontra em manutenção, AQUI.

PS : Lembrando que esse BLOG visa a ecologia e a sustentabilidade e em nenhum momento levou em consideração a diferença de valor dos combustíveis nem o que seria melhor para os motores dos automóveis.


Links para consulta

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/qual-polui-mais-alcool-ou-gasolina.htm

https://www.ecycle.com.br/tecnologia-a-favor/53-vantagens-uso-etanol-alcool.html

Carros a álcool poluem menos que os a gasolina