Com o crescente número de pessoas que se declaram vegetarianas no mundo, o entendimento dos termos é mais necessário do que nunca

Essa é uma pergunta que todo vegano, vegetariano, ovolactovegetariano ouve pelo menos 1 vez por semana: Qual a diferença entre vegano e vegetariano?v1

Pela definição básica um vegetariano é alguém que não come nenhum animal. Nem carne de vaca, nem de frango, nem de peixe, nem frutos do mar, nem nenhum outro animal. O vegetariano pode consumir leite e seus derivados (queijos, manteiga, etc) e também ovos, são os ovolactovegetarianos. O vegetarianismo é considerado mais um tipo de dieta do que uma filosofia de vida, ou ainda uma primeira etapa antes do veganismo. Porém, cada vez mais pessoas que estão buscando uma nova forma de viver, com mais harmonia com o planeta e com todos os seres decidem por ser vegetarianos.

 

Para conhecer todos os tipos de vegetarianos, veja a definição da Wikipedia, AQUI.

 

Captura de Tela 2013-11-14 às 11.12.20

Já os veganos, além de não consumirem nenhum tipo de carne, também não consomem nenhum produto de origem animal : leite (derivados), ovos, mel, couro, penas, lã e etc . O veganismo é considerado uma filosofia de vida motivada pela ética em defesa dos animais e também da Terra, uma vez que a criação de animais para consumo humano é uma das atividades que mais geram impacto negativo ao meio ambiente : poluição, desmatamento, sofrimento animal, exploração de pessoas, etc. Os veganos evitam ao máximo consumir qualquer produto que tenha “crueldade” (que tenha sido testado em animais, ou que contenha algum derivado animal em sua formulação ou ainda que tenha explorado o animal de alguma maneira).

Para saber ainda mais sobre o veganismo, veja a definição da Wikipedia, AQUI.

O portal  VISTA-SE (um dos principais sites do vegetarianismo) fez um gráfico explicativo para entender melhor os diferentes tipos de vegetarianos.

tipos-de-vegetarianos1

Mas claro que cada um tem o direito de escolher comer o que quiser, mesmo dentro da linha vegetariana. Os rótulos existem para facilitar a nomenclatura.

Mas se os veganos não comem carne, comem o que?

Fiquem sabendo que nem só de folhas vivem os veganos e vegetarianos: grãos variados, cereais, oleaginosas, legumes, verduras e frutas compõe a base da alimentação vegetariana.

piramidevegan

Os veganos e vegetarianos (em sua maioria) escolhem esse tipo de alimentação por várias causas. Sim, a mais importante é o bem-estar animal, mas juntamente com isso vem a economia de água, a preservação do meio ambiente, a saúde, e até a vida humana!

Ao parar de consumir carne e derivados de animais, estamos ajudando a melhorar o funcionamento do planeta como um todo e acabar com a engrenagem da destruição.Preservando os solos, os rios, os mares, os animais, os humanos e por fim o planeta!

Para entender melhor, assista esse vídeo do instituto Nina Rosa que explica tudo isso direitinho e em desenho!

 

O lado verde da força está crescendo!