A palavra da vez é ressignificar – dar um novo uso a objetos

Imagine-se em um mundo onde TUDO é reaproveitado. Não somente por ser o correto a se fazer mas por falta de opções mesmo, em um dia em que os recursos do planeta estejam se esgotando. Na verdade, esse futuro não esta tão longe, uma vez que o plástico, material que demora centenas de anos para se decompor, já esta dominando os oceanos, e também nossos corpos. E é exatamente por isso que devemos dar um fim melhor para coisas que já temos, ao invés de adquirir novas coisas para novas funções – reaproveitar e dar um novo uso para objetos, como vasos para plantas, por exemplo.

Pneus velhos

Muitas vezes o pneu nem tem que ser modificado, somente um novo olhar, uma tinta, e provavelmente uns furinhos embaixo para escoar a água.

jardim4pneuscomplanta

Garrafas PET

Essa hortinha suspensa com garrafas PET foi obra do arquiteto Marcelo Rosenbaum, e é um ótimo exemplo que como se pode obter um resultado incrível e moderno com material descartado.

Garrafa-Pet-Vasos-de-Planta

 

A imagem com as várias garrafas juntas, com as plantinhas, é realmente surpreendente!

Botas ou sapatos velhos

O interessante aqui é que fica claro que praticamente qualquer material pode virar outra coisa, ter um uso diferente daquele previsto anteriormente. No caso dos sapatos, a ideia, apesar de inusitada, pode ficar bem charmosa.

jardim5Uma coisa a se pensar, ao usar objetos diversos para fazer vasos, é com a drenagem. No caso da bota ser usada diretamente como vaso, deve-se fazer alguns furos no solado, ou colocar aquelas pedrinhas de terra (que absorvem a água) por baixo, fazendo uma espécie de forro, antes de colocar a terra.

botas3

bota2

 

Escorredor de macarrão

O escorredor é sem dúvida o objeto mais prático ao se pensar em vasos para plantas: isso porque como ele já é fradinho, a agua escorre livremente sem enpoçar.escorredor0

escorredor

escorredor3escorredor5

Abuse da sua imaginação e ao invés  de jogar fora, re-use!