Os químicos escondidos na espuma do shampoo

Assim como a maioria dos cosméticos convencionais, os shampoos comuns contém ingredientes químicos e poluentes neles, além do que na grande maioria das vezes, são testados em animais.

Num simples ato de lavar os cabelos, você pode estar contaminando agua com poluentes não solúveis e não biodegradáveis, que além de fazer mal a toda cadeia da vida marinha, retornam para você, através da própria água e dos alimentos ingeridos!

article

Na busca por um shampoo mais natural, cuidado com a partida de green-whashing – onde as empresas dizem que os produtos são naturais e que contem extratos vegetais, mas isso não quer dizer que são 100% vegetal, e muito menos que não contem químicos perigosos, como sulfatos e parabenos.

SULFATO: (sódio laureto sulfato) tipo de detergente responsável pela espuma densa do shampoo, que limpa e desengordura, e por isso mesmo é muito agressivo com os frágeis fios de cabelo, tirando a sua proteção natural, ressecando e provocando o tão indesejável FRIZZ! Podem causar danos à saúde (alergias) e ao meio ambiente (poluente).

PARABENOS: são conservantes eficazes. Pesquisas observaram que eles podem ser tóxicos para as células humanas. Essas substâncias têm sido encontradas em cânceres de mama, mas em concentrações extremamente baixas. Por isso, ainda não foi provada uma ligação entre os parabenos e a doença. Propensos a causar alergias.

Mas se esses químicos são maléficos e perigosos, porque a industria permite que coloquem esses agentes químicos no nossos cosméticos?

Nesse video bem  curtinho, dá para ter uma noção do porque a industria mente para nós.

 

Então aqui vão algumas sugestões de shampoos mais naturais, sem sulfato e parabenos

 

  • Shampoo Multi Vegetal – livre de carbômeros, lauril sulfatos, parabenos, corantes, fragrâncias artificiais, polímeros sintéticos e derivados de petróleo. Formulas vegetais.multi
  • Shampoo Suave Boni Natural – uma opção mais fácil de encontrar, o shampoo é mais Boni Natural não contem parabéns, sulfato e silicones.

  • Shampoo Amend Eco Therapy – com ativos naturais e orgânicos, livres de silicones, derivados do petróleo e corantes artificias.  Apenas esta linha da marca não contém sulfatos.

amend

  • Shampoo Cadiveu Vegetal Nutritivo Frutos da Amazonia– 100% dos ingredientesde origem vegetal sendo 94% orgânicos certificados, a maioria oriunda de comunidades sustentáveis da região.

shampoo cadiveu

  • Shampoo Natura Mamãe e Bebe – levinho, suave e uma ótima opção de escolha pela praticidade (quem não tem uma vendedora da Natura, né?). Me assustou o fato de não ter encontrado outros shampoos para bebes sem sulfatos e parabéns…

shampoo natura

  • Éh Orgânico Shampoo Sem Sulfato – apesar de ter “orgânico” no nome, não tem a maioria dos ingredientes orgânicos  porém não possui sulfatos e , segundo as criticas, limpa muito bem os cabelos.

ehE você, vai continuar aí com o seu Pantene Pro-V?